• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
mulher japonesa olhando no computador sobre o método 5S

Por Redação Wizard
18 de novembro de 2019

5S: o método japonês que promete melhorar a produtividade no trabalho

Todos sabem que o inglês é um idioma universal. Reflexo disso é o fato de termos, teorias e metodologias dessa língua terem se tornado tão comuns e incorporados à cultura de diversos países do mundo. Porém, ainda que não seja na mesma magnitude, não é só com o inglês que isso acontece. 

O método 5S, por exemplo, é um método japonês utilizado para implementar qualidade total no ambiente de trabalho e tornou-se muito popular no cenário global. Isso porque, as empresas acabaram aderindo a essa técnica para melhorar a produtividade e os resultados finais do dia a dia profissional.

Para saber mais sobre esse assunto e alavancar sua carreira, continue lendo o artigo. 😉

O que é o método 5S?

O método foi criado no Japão e implantado nas empresas japonesas a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Essa metodologia 5S visa implementar 100% de qualidade no ambiente de trabalho.

O método recebe esse nome por ser dividido em 5 etapas cujos nomes iniciam-se com a letra “s”. Veja abaixo cada uma delas:

  1. Seiri, que significa senso de utilização;
  1. Seiton, que significa senso de ordenação;
  1. Seiso, que pode ser traduzida como senso de limpeza;
  1. Seiketsu, que pode ser traduzida como senso de manutenção;
  1. E Shitsuke, que significa senso de disciplina.

No mercado de trabalho, como já destacamos, essa técnica é aplicada com o objetivo de motivar funcionários a atingirem o máximo da qualidade durante o ofício. Por meio de organização e disciplina.

Como funciona cada etapa do método 5S?

Veja abaixo como funciona em detalhes o método 5 S.

Seiri – Senso de utilização

Essa primeira etapa propõe que o útil seja separado do inútil. Em outras palavras, a Seiri ensina que manter itens, ferramentas e estruturas desnecessárias eleva custos de controle e estimula o desperdício. Esses pontos, por sua vez, atrapalham a dinâmica de operações das empresas.

Seiton – Senso de ordenação

O conceito da etapa Seiton prega que a organização torna mais fácil a localização de ferramentas úteis para a execução de uma tarefa comum da rotina de trabalho.

Entre os benefícios dessa etapa, estão, economia de tempo para encontrar o que é necessário e diminuição de atrasos ou imprevistos. Além de deixar o ambiente de trabalho mais arrumado e agradável.

Seiso – Senso de limpeza

Essa etapa, diferente das duas primeiras, preza pela limpeza do local de trabalho e dos equipamentos utilizados diariamente. Além de também exigir atenção quanto à quantidade de lixo gerada no dia a dia.

Entre os pontos positivos de aplicar a Seiso, estão: menos incidentes de trabalho e promoção de um maior bem-estar dos funcionários.

Seiketsu – Senso de manutenção

O senso de manutenção incentivado pela Seiso visa a preservação das condições físicas e mentais para que um bom trabalho seja realizado.

Exemplos dessas condições são aspectos como higiene (pessoal e do ambiente) e eliminação de coisas que podem oferecer risco aos trabalhadores e à atividade que exercem. Desde ações que podem distraí-los até tarefas em locais perigosos ou mal sinalizados.

Shitsuke – Senso de disciplina

A Shitsuke, quinta e última etapa da metodologia japonesa 5S, preza pela padronização e pelo foco como premissas básicas para alcançar a qualidade no trabalho.

Nessa parte da aplicação do método, acredita-se que boas ações precisam se transformar em hábitos e, a partir disso, caminhar para uma padronização. Ou seja, deve ocorrer uma manifestação automática da qualidade nas atividades de um funcionário.

Conclusão

Conhecer maneiras de tornar o próprio trabalho mais produtivo é vantajoso não só para o funcionário, mas também para a empresa. Esse método japonês, por exemplo, é uma grande oportunidade para quem quer ser um profissional mais qualificado e capacitado no ambiente de trabalho. Inclusive, veja outras dicas de como fazer para se destacar no mercado de trabalho.

Outro ponto, que é extremamente importante, para se desenvolver profissionalmente, é a fluência em um outro idioma. Então, não deixe de conferir os 8 cursos oferecidos em mais de 1.200 escolas Wizard espalhadas por todo Brasil.

Conheça também os diferenciais da metodologia Wizard e não deixe de aproveitar as 4 aulas grátis que escola oferece. Comece, o quanto antes, sua preparação para o mercado de trabalho.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Qual o nível ideal de inglês para o mercado de trabalho?

05 de novembro de 2024

Qual o nível ideal de inglês para o mercado de trabalho?

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários