- Contraste
- Texto
Carreira
Por Redação Wizard
03 de setembro de 2019
Millennials: Geração Y no trabalho e a chegada da Geração Z
Com o avanço do tempo e da tecnologia, tornou-se comum falar sobre os Millennials quando o assunto é o mundo corporativo. O termo designa um grupo de jovens que mudou um pouco a lógica corporativa ao ingressarem no mercado de trabalho, tendo um comportamento diferente da geração X (nascidos no período anterior aos Millennials). Para saber mais sobre a geração Y, continue lendo o artigo e entenda mais sobre seu conceito e impactos!
Nos últimos anos, um novo perfil surgiu e surpreendeu no dia dia das empresas tradicionais e em todo mercado de trabalho, pois o modo de pensar sobre carreira dos profissionais mudou – surgiram os Millennials. O termo, que deriva da palavra "milenar" em inglês, refere-se às pessoas nascidas entre os anos 80 e início dos anos 90 e que, atualmente, são uma força de trabalho do mercado.
Os Millennials, que também podem ser chamados de geração Y, viveram o fenômeno da popularização da Internet, que logo evoluiu para as criações de dispositivos cada vez mais avançados no que diz respeito à conectividade e mundo globalizado. A geração Y cresceu dentro de um estilo de vida em que novas tecnologias surgiram e se tornaram cada vez mais acessíveis e populares, como computadores e smartphones. Por isso, é a primeiro geração a entender a tecnologia como parte da vida pessoal e, agora, profissional.
O surgimento dos Millennials gerou efeitos no mercado de trabalho, inevitavelmente. Por isso, as grandes empresas tiveram que readaptar alguns métodos e lógicas de trabalho de acordo com os impactos, que foram positivos e negativos. Confira alguns abaixo!
Os Millennials são um grupo de jovens adultos inovadores, já que nasceram na mesma época em que a Internet ganhou força. Porém, além deles, vem aí a próxima geração, totalmente hiperconectada que promete muitas mudanças para o mundo: a geração Z.
Podendo ser chamada, também, de GenZ, essa geração é composta por jovens nascidos entre meados da década de 1990 e o final da década dos anos 2000. O grupo tem uma nova maneira de agir, pensar e consumir conteúdo e cultura – o que designa um desafio para os profissionais de marketing e comunicação, já que esses jovens produzem o conteúdo que consomem e são menos conectados às marcas, quando comparados com as gerações anteriores.
Uma prova de que esse grupo nasceu hiperconectado é a de que estar online virou um modo de vida. Para esses jovens, a Internet é usada para os mais diversos fins, substituindo ferramentas reais. Abaixo, confira alguns exemplos de comportamento da GenZ em relação à plataforma YouTube. Eles a usam para:
Além disso, os nascidos nesse período têm crescido numa época em que discussões sobre o meio ambiente e questões climáticas são cada vez mais comuns, podendo trazer insegurança e preocupação em relação ao futuro.
O termo Millennials tem origem na língua inglesa, mas não é só desse modo que a cultura americana está ligada a esse grupo de profissionais jovens adultos. Nos Estados Unidos, por exemplo, 45% dos profissionais da área estatística é composto, apenas, por Millennials. Já para os brasileiros integrantes desse grupo, possuir uma segunda língua no currículo é mais do que um diferencial, mas um requisito para ampliar ainda mais as oportunidades no mercado de trabalho. Veja os cursos de idiomas disponíveis no site da Wizard e visite a escola mais próxima para saber mais.
Na sua opinião, qual será o comportamento da geração Z no mercado de trabalho? Parecido com a geração Y ou perfil mais empreendedor através da Internet, startups? Deixe seu comentário!
05 de novembro de 2024
Qual o nível ideal de inglês para o mercado de trabalho?
13 de maio de 2024
29 de abril de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários