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Por Redação Wizard
10 de julho de 2019

O que são os termos em inglês ONBOARDING e OFFBOARDING

Você, com certeza, já esteve na pele de uma pessoa recém-contratada em uma empresa e sabe que, muitas vezes, não é fácil se adaptar a um novo emprego.

Acostumar-se com outra atmosfera pode ser, também, tão desafiador quanto se desligar de um trabalho que foi exercido durante muito tempo. Porém, tudo isso deixa de ser um problema quando as empresas aplicam os métodos de onboarding e offboarding.

Não conhece o significado dessas palavras em inglês utilizadas pelas áreas de Recursos Humanos e nem como funcionam no mundo corporativo? Confira abaixo!

O que é onboarding?

Entre as atividades mais comuns presentes na rotina da área de gestão de pessoas de grandes empresas, há recrutamento e seleção de novos profissionais para equipes e departamentos diversos, que é feito frequentemente.

No entanto, é evidente que esses recrutamentos não são apenas simples contratações, mas, sim, uma busca por profissionais proativos e produtivos, um novo talento para a companhia. Nesse contexto, surge o onboarding.

Onboarding vem da palavra do inglês onboard, que significa “bordo”. Mas, por se tratar de uma expressão da língua inglesa que não tem tradução literal para o português, o termo pode ser entendido como uma espécie de “embarque” de novos funcionários em um “navio”, que seria a grande empresa contratante.

As coisas evoluem o tempo todo e o mundo corporativo também incorporou as mudanças. Entre elas, está o novo jeito de receber e integrar os colaboradores recém-contratados através do onboarding: um processo de integração voltado à fácil adaptação e à capacitação de profissionais à cultura da empresa.

As medidas usadas no método onboarding são orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento do funcionário recém chegado, ou sejam, também fazem parte da primeira impressão que o colaborador tem da corporação.

Com esses elementos presentes no primeiro dia de trabalho ou nos dias seguintes no novo emprego, o profissional recém-ingressado leva menos tempo para se habituar à nova rotina e se aproxima mais rapidamente de atingir seus melhores resultados e o limite de seu potencial.

Como é realizado o onboarding?

A aplicação de onboarding é dividida, idealmente, em três etapas: antes do primeiro dia de trabalho, no primeiro dia e depois.

Nessas três datas, uma série de procedimentos é implantada para receber o novo funcionário na empresa, com o intuito de o integrar rapidamente à cultura organizacional e, também, evitar a perda de um tempo que pode ser dedicado às suas atividades e funções. Entre as medidas que fazem parte dessas três divisões do onboarding, estão:

  • Explicações precisas sobre as funções do cargo no dia a dia antes mesmo da entrevista;
  • Possibilitar acesso ao manual do funcionário (caso exista um) antes do início das atividades do novo colaborador, para que ele tenha acesso às informações úteis sobre a empresa;
  • Companhia de outro colaborador no primeiro dia para conhecer os departamentos, as equipes e o funcionamento geral da empresa;
  • Apresentar informações básicas e de forma simples, em vez de lançar muitas de uma só vez, já que, dificilmente, o novo funcionário se lembrará de tudo nos primeiros dias;
  • Estender o método onboarding por mais, pelo menos, três meses após a nova contratação, focando em treinamentos, atividades e outros procedimentos que auxiliem o recém-ingressado a internalizar suas funções e, assim, realizá-las com excelência.

E offboarding? O que é?

Enquanto a técnica onboarding auxilia na adaptação de novos integrantes de uma empresa, a offboarding ajuda no afastamento de um colaborador.

Assim como no caso do termo em inglês onboarding, offboarding é uma expressão e não tem tradução literal. Portanto, se onboarding é o “embarque”de um novo funcionário, podemos entender offboarding como o “desembarque” de um antigo integrante de uma companhia.

Nesse processo de desligamento do profissional, a ideia é aplicar as “boas práticas” no momento de desligar um antigo funcionário, já que se tornaram muito comuns, no mundo corporativo, os relatos negativos de ex-colaboradores espalhados pelas redes sociais, comprometendo a imagem das empresas.

Na prática de offboarding, não importa se a decisão de afastamento foi tomada pelo próprio colaborador ou pela empresa. O objetivo é manter, sempre, uma relação de transparência e gratidão durante o processo de demissão com o integrante que deixa de fazer parte da equipe, para que ele não se sinta injustiçado e para que a reputação da companhia em questão não corra riscos.

Ainda que o método offboarding seja de extrema importância para os processos de demissão em empresas, a técnica ainda não recebe tanta atenção do mercado de trabalho quando comparada ao onboarding.

Como é realizado o offboarding?

A aplicação de offboarding tem várias etapas, mas pode ser resumida em apenas algumas, que são indispensáveis:

  • Nos casos em que a demissão ocorrer por parte da empresa, deve-se ter clareza e coesão no momento de comunicar o desligamento do colaborador;
  • Ter, em mãos, toda a documentação necessária, contando com as devidas explicações e orientações para os próximos passos que devem ser dados pelo funcionário no processo;
  • Comunicar a decisão à equipe da qual o antigo integrante fazia parte, para que possa haver redistribuição de tarefas e demandas, conforme a necessidade;
  • Estar atento(a), na entrevista de desligamento, ao feedback e opiniões do colaborador em relação ao cargo e ao ambiente de trabalho, pois isso pode ajudar a promover melhorias na empresa;
  • Oferecimento de extensão de benefícios, para que o profissional consiga se recolocar mais facilmente no mercado de trabalho.

Quais são as vantagens do onboarding e do offboarding?

Com a aplicação de ambos os métodos no mundo corporativo, é possível melhorar a relação funcionário/empresa e obter vantagens dos dois lados. Entre elas, estão:

  • Melhora a reputação da empresa no mercado;
  • Faz com que os colaboradores sintam que suas necessidades são atendidas e compreendidas, atraindo, assim, o interesse de mais profissionais qualificados;
  • Extensão da relação com ex-funcionários, o que pode ser útil para ambos os lados;
  • Diminui a taxa de rotatividade de colaboradores;
  • Redução de gastos nos processos que ocorrem durante admissão e demissão;
  • Ajuda a manter o clima organizacional em alta e a tornar a equipe mais produtiva.

Conclusão

Práticas como onboarding e offboarding são essenciais para obter sucesso na carreira e no mundo corporativo em geral, já que os métodos ajudam a criar uma relação de confiança, transparência e empatia entre os profissionais e as grandes companhias.

Se você é um profissional que atua na área de gestão de pessoas ou Recursos Humanos, é essencial conhecer palavras em inglês que fazem parte desses processos no dia a dia das empresas.

Além dessa atenção para a relação funcionário/empresa, há outras maneiras de melhorar o desempenho profissional, como a habilidade de falar outras línguas – algo que destaca um currículo no mercado de trabalho e é considerado um diferencial em processos seletivos.

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Já passou por alguma situação que envolve técnicas do onboarding ou do offboarding na sua vida profissional? Deixe seu comentário!

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