• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
mulher negra faz as contas em uma calculadora enquanto trabalha em em laptop

Por Redação Wizard
06 de outubro de 2021

Gestão financeira para negócios: 5 dicas fundamentais

Há um aspecto, em especial, que é determinante para o sucesso dos negócios. Trata-se da gestão financeira, que quando bem ajustada leva a organização a voos mais altos e mais duradouros.

A longevidade de uma organização está intrinsecamente ligada à somatória de diferentes fatores. Entre eles, mercado consumidor, capacidade de investimento e administração de pessoas. E isso vale para as pequenas e até para as grandes empresas.

Ter uma boa administração das receitas e despesas no dia a dia e de forma estruturada traz resultados importantes para a empresa. Com tudo mais organizado, a companhia pode se dedicar a buscar por inovações e novas oportunidades de negócio.

Se a empresa contar com uma gestão financeira de excelência, além de manter o negócio lucrativo, terá informações de qualidade para melhor tomada de decisão. E isso faz toda a diferença para evitar que a companhia se surpreenda pela falta de recursos.

Por meio da acuracidade na gestão financeira, a empresa sabe exatamente quanto dinheiro possui em caixa. Também tem a exata noção de quanto é necessário para rodar seus negócios e qual a margem de lucro em relação às vendas.

Cabe dizer que, mesmo contando com o suporte de uma parceira especializada, a gestão financeira é tarefa da própria empresa.

Gestão financeira para negócios: 5 dicas fundamentais

Quer mais eficiência para o seu negócio? Confira algumas dicas importantes para que a gestão financeira seja, de fato, uma aliada:

1. Não misture dinheiro da empresa com o das despesas particulares

Muito comum, principalmente em empresas familiares, a prática de misturar o dinheiro da empresa com o de caráter pessoal é um erro grave. Essa mistura impede que a gestão financeira seja feita. Por isso, para estruturar um planejamento financeiro, é fundamental que esses dois caixas estejam separados.

2. Faça uma lista de todas as despesas e receitas do seu negócio

A gestão financeira pressupõe planejamento de médio e longo prazos. Por isso, é preciso especificar todos os pagamentos e recebimentos da empresa no período. E isso vale até mesmo para os recebimentos ou pagamentos que ainda não tenham ocorrido.

Para se chegar a um resultado simplificado do que a sua empresa representa em termos financeiros, é necessário subtrair os custos, as despesas e os impostos das receitas. Essa contabilidade já fornece ao empreendedor uma ideia sobre o lucro ou prejuízo do negócio.

Cabe esclarecer que quando esse tipo de controle é feito de maneira manual (planilha), torna-se muito comum que algum pagamento ou recebimento seja esquecido. Nesse caso, recomenda-se o uso da tecnologia, adotando softwares que façam a integração de informações cruciais para os negócios.

A automatização desse processo facilita a gestão. E ajuda a prevenir situações problemáticas, como erros ou a não inclusão de um pagamento no rol de compromissos do mês.

3. Tenha atenção ao seu fluxo de caixa

Ponto fundamental da gestão financeira, o fluxo de caixa demonstra as previsões de faturamento e despesas na empresa. O fluxo mostra também o saldo, diferença entre o que entra e o que sai durante um determinado período. e que pode ser diário, semanal ou mensal.

Recomenda-se que a atualização do fluxo de caixa seja feita semanalmente para que a gestão reaja rapidamente a um saldo negativo, por exemplo. Este é o momento de corrigir e buscar alternativas para minimizar as perdas. Por exemplo, entrar em contato com os clientes e fornecedores, renegociar dívidas e prolongar prazos.

Faz parte da gestão financeira consertar a rota e trazer o fluxo de caixa para o positivo.

4. Planeje novos investimentos

Empreendedores sabem que, uma vez no mercado, terão em algum momento que reinvestir no próprio negócio. Seja na modernização de máquinas e equipamentos ou na ampliação do quadro de colaboradores, é preciso voltar a investir.

Para fazer isso, é preciso planejamento e uma gestão financeira eficaz, com previsões e análises de investimento precisas e exatas. Dessa maneira, não se compromete o capital de giro da empresa.

5. Mantenha os olhos atentos ao capital de giro

Além de ajudar a manter as contas em dia, o capital de giro permite maior poder de negociação junto aos fornecedores, por exemplo. Sem dúvida, com maior previsibilidade é possível fechar contratos melhores, no médio e longo prazos, principalmente.

Ao mesmo tempo, à medida que os negócios crescem, o capital de giro também deve se ampliar para não comprometer a saúde financeira da empresa.

Para ter ainda mais sucesso nos negócios, conheça as estratégias para ter um negócio lucrativo.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Conteúdos para você aprender, conhecer e se divertir!​

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários