• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
imagem de um boneco homem e uma mulher conversando sobre franquias

Por Redação Wizard
30 de janeiro de 2020

Investir em franquias de sucesso: o que saber para começar

A população brasileira é considerada uma das mais empreendedoras do mundo. São milhares de pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e perfis que desejam abrir o próprio negócio e ter mais autonomia e realização profissional. Investir em franquias é uma forma de não apenas tirar esse projeto do papel, como também de encurtar o caminho até o sucesso.

Mesmo durante períodos de oscilações da situação financeira do país, o mercado de franchising se mantém forte e cheio de oportunidades para os investidores atentos e preparados.

Isso se deve, entre outras razões, ao fato de que investir em franquias de sucesso é investir em uma marca já bem estabelecida no mercado e que disponibiliza todo o suporte e know-how do franqueador para que o franqueado comece sua operação de modo rápido e certeiro.

No artigo de hoje, apresentaremos algumas informações básicas que devem ser analisadas por quem deseja investir nessa modalidade de negócio. Acompanhe a seguir.

Qual é o perfil ideal para investir em franquias?

Investir em franquias é uma decisão que tem diversas vantagens em comparação à criação de uma empresa do zero. Afinal, o modelo de negócio já foi previamente testado no mercado e passou pelas mudanças necessárias e pelos aprimoramentos de processos que o tornaram mais lucrativo e custo-eficiente.

Além disso, antes de ser replicado em outros lugares, ele passa por estudos de viabilidade que são fundamentais para que os franqueados possam alcançar o mesmo sucesso da primeira unidade, o que reduz – e muito – os riscos associados à atividade empreendedora.

Mas, será que todos podem se beneficiar com as franquias? Na verdade, como ocorre em qualquer negócio, o requisito mais básico para ser um empreendedor é possuir vontade de conduzir um negócio. Embora a experiência administrativa não seja uma exigência das franqueadoras, sem dúvida é um diferencial para o bom andamento das operações futuras.

Dito isso, além do interesse em investir em franquias e do capital necessário, é preciso se dedicar a pesquisar o segmento, as rotinas comuns de administração do tipo de negócio em questão, o mercado em geral e a marca para escolher a opção com a qual você mais se identifica.

Possuir algumas competências comportamentais também faz parte do perfil do investidor. Entre elas, estão organização, resiliência, flexibilidade comprometimento e dinamismo.

Algumas competências técnicas são importantes, tais como a capacidade de negociação e de seguir as regras e diretrizes definidas pela franqueadora, bem como o preparo prévio para gerenciar o negócio.

Quais são os desafios ao se investir em franquias?

Independentemente da sua natureza, todos os negócios estão sujeitos a riscos. Os obstáculos mais comuns que levam à falência incluem a falta de planejamento, a ausência de capacitação e as dificuldades na gestão – todos esses evitáveis com a boa preparação e o comprometimento do franqueado.

Os investidores de franquias também podem se deparar com outros desafios, como a insuficiência de recursos financeiros, a não adequação aos padrões da franquia, a falta de suporte ao franqueado e a escolha de um negócio não confiável. Por isso, a etapa de pesquisa e de análise dos franqueadores não deve ser negligenciada.

Quer investir em franquias? Saiba mais sobre o cenário do franchising no Brasil

A melhora gradativa do cenário econômico do país refletiu positivamente nas franquias. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento do setor no terceiro trimestre de 2019 foi de 3,1%.

Segmentos tradicionais e consolidados, como as franquias de educação, por exemplo, são bastante promissores no contexto atual. Afinal, nunca se falou tanto em educação e, em se tratando do franchising, isso não é diferente.

As franquias educacionais criam oportunidades para quem deseja investir, ao mesmo tempo em que contribuem para a evolução da população em geral. Esse nicho é bastante promissor para quem busca alta lucratividade e um bom retorno sobre o investimento.

Se considerarmos, por exemplo, uma escola de idiomas como possibilidade de investimento, logo perceberemos o quanto o ensino de outras línguas é relevante em uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada.

Ao decidir aumentar sua renda e investir em franquias de sucesso, é importante apostar em quem aposta em você! Por isso, certifique-se de analisar fatores como o suporte, as vantagens, a lucratividade e o retorno que a franqueadora oferece.

Além disso, confie em modelos de negócio  seguros e que sejam relevantes no contexto atual da sociedade, como é o caso das franquias de educação.

Quer saber mais sobre o mercado de franquias de ensino de idiomas? Então, confira o material completo que preparamos sobre como abrir uma franquia.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Conteúdos para você aprender, conhecer e se divertir!​

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários