• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
um empresário que quer abrir franquias no interior

Por Redação Wizard
25 de janeiro de 2023

Franquias no interior: tudo sobre cidades pequenas e médias

As franquias no interior oferecem fatores adicionais para alcançar o sonhado equilíbrio financeiro dos empreendedores de franquias.

Cabe mencionar que as cidades menores são, sim, sinônimo de prosperidade. Para se ter uma ideia, em 2019, o índice de potencial de consumo apontou que a demanda nos municípios do interior representou 54,4% do total do consumo brasileiro.

seja-um-franqueado

Portanto, as franquias no interior são realmente um bom negócio. E excelente alternativa para quem quer sentir confiança na hora de investir, sem sustos ou solavancos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um município de pequeno porte tem até 50 mil habitantes.

E mesmo em cidades pequenas e médias do interior há diferentes opções de franquias para se investir, mesmo sem estar próximo ou em grandes metrópoles. E com chances de sucesso.

No entanto, é preciso observar que algumas redes estabelecem número mínimo de habitantes para a abertura de uma franquia para investimento.

Vantagens de se investir em franquias no interior

Há várias vantagens de se apostar na abertura de franquias no interior. Conheça algumas:

Custos mais baixos

O custo é fator essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. E, sem dúvida, os custos de uma franquia localizada em cidades do interior são menores, quando comparadas com aquelas inseridas em regiões metropolitanas.

A economia é considerável em relação às contas de energia elétrica e água, ao valor do aluguel e aos salários dos empregados.

São valores fixos que impactam decisivamente na operação de uma franquia. E, se forem mais baixos, a certeza é de que o faturamento médio seja maior.

O fato de o empreendimento estar no interior não é o único a baixar os custos. Há também outros fatores como segmento de mercado, relação com o consumidor e apetite da concorrência.

Menor concorrência

Em geral, as franquias no interior estão menos expostas à concorrência. Justamente porque há uma maior concentração de empresas nas grandes cidades.

Mas vale lembrar que a menor concorrência não se aplica a alguns setores. Entre eles, as padarias e mercearias, historicamente, são mais concentrados no interior.

De todo modo, antes de investir em franquias no interior, é essencial fazer uma pesquisa sobre o potencial do mercado e sua concorrência.

Exclusividade sobre a marca na mesma região

Na franquia, há um aspecto chamado exclusividade territorial, pelo qual o franqueado tem o monopólio em relação a determinada região.

Quem optar por investir em uma franquia no interior tem mais chances de contar com o privilégio de ser o único a explorar a franquia em questão.

Nesse caso, nenhum outro franqueado pode abrir uma unidade da mesma marca na mesma região. Com este fator, se reduz a concorrência e há uma possibilidade maior de atração e fidelização dos clientes.

Maior retenção de funcionários

Nas cidades menores e nas do interior, o vínculo entre as pessoas tem maior relevância. No âmbito do trabalho, isso também ocorre. Nota-se uma proximidade mais intensa entre funcionários, a chefia e os próprios donos da franquia.

Com isso, há também uma possibilidade maior de que as pessoas permaneçam por mais tempo no mesmo emprego. E a permanência dos funcionários impacta diretamente no resultado da franquia.

Tudo porque há menos despesas. Afinal, o turnover, encerramento de contratos, novas admissões, treinamento e capacitação da equipe geram custos altos.

Sem contar que quem fica mais tempo no mesmo trabalho, ao longo do tempo, ganha mais conhecimento e experiência, o que também é positivo para o negócio.

Maior qualidade de vida

Um aspecto que está diretamente ligado às cidades do interior é a qualidade de vida que elas proporcionam aos moradores. Seja pela inexistência de poluição do ar e trânsito pesado ou pelo comportamento sem o grande estresse das grandes cidades.

Tudo isso impacta positivamente nos negócios, pois afeta a vida dos funcionários e dos próprios clientes. Quanto mais qualidade de vida, maior a satisfação dos funcionários, que trabalham perto do trabalho. Não perdem tanto tempo no trânsito, por exemplo.

Para o empreendedor, esses atributos de cidades pequenas e médias do interior também garantem mais tempo para desfrutar momentos de lazer com a família.

Contar com uma qualidade de vida diferenciada é um aliado fundamental na jornada para impulsionar o resultado da franquia.

Maior vínculo com os clientes

Cidades menores e do interior, em geral, criam mais condições para que os laços entre as pessoas sejam fortalecidos. O mesmo pode-se dizer sobre o relacionamento entre os clientes e a franquia.

É comum os moradores se conhecerem entre si. Essa aproximação acaba gerando maior fidelidade em relação à marca com a qual as pessoas já têm algum tipo de vínculo afetivo.

O que levar em conta ao escolher franquias no interior

Para escolher com bastante propriedade uma das franquias no interior para investir, é essencial fazer uma ampla pesquisa de mercado. Até porque o investidor precisa tomar alguns cuidados para que o negócio prospere e tenha lucro.

Assim como em grandes metrópoles, se faz necessário investigar pontos como a própria cidade, o local em que será instalada a franquia, a clientela e a concorrência em relação à marca. São aspectos cruciais que devem integrar o plano de negócio.

Mesmo investindo em uma marca já consolidada, é preciso saber se o público local tem o perfil para se tornar cliente do seu negócio. E entender com detalhe se há demanda para determinado serviço ou produto.

Adicionalmente, a recomendação é fazer uma pesquisa não só da cidade em questão, mas da região da qual faz parte. É que a clientela, muitas vezes, não se forma apenas na cidade, e sim vem de municípios próximos.

Justamente por serem menores e longe das grandes metrópoles, as pequenas e médias cidades apresentam um leque maior de oportunidades, o que faz com que as franquias no interior tenham possibilidades certeiras de sucesso.

Agora que você já sabe bastante sobre franquias no interior, descubra 9 ciladas e armadilhas para evitar na hora de investir em uma franquia.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Conteúdos para você aprender, conhecer e se divertir!​

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários