- Contraste
- Texto
Idiomas
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
12 de julho de 2021
Como aprender inglês depois de adulto?
Em 2019, por exemplo, o gaúcho Simão Sklar se formou em Direito aos 94 anos. O nosso cérebro está sempre pronto para aprender. É importante saber que em cada fase da vida há diferenças e vantagens no processo de aprendizagem.
No caso dos adultos, a ansiedade é uma das vilãs. Cobrar-se intensamente acaba dificultando a absorção das informações. Mas aqui vai uma boa notícia: com as abordagens, os métodos, as técnicas e as estratégias certas, nem a ansiedade será capaz de frear o seu aprendizado. Conheça as vantagens de aprender inglês depois de adulto e saiba qual é o passo a passo para cumprir mais esta etapa em sua vida!
Sejamos sinceros: ser adulto te proporciona liberdade, portanto é possível se organizar para aprender inglês. Além de um bom curso, você pode complementar a aprendizagem com uma vivência no exterior. Não precisa ser intercâmbio, basta uma viagem de férias para praticar inglês. É o melhor de dois mundos: você escolhe um país que deseja conhecer e vai treinar o que está aprendendo no curso.
Dito isso, a próxima vantagem é que, como adulto, você tem a consciência de que está aprendendo outro idioma. Por ter uma vida pautada em escolhas, é possível direcionar a aprendizagem para temas do seu interesse. Quando se é jovem, o inglês pode não ser encarado com a mesma seriedade, até porque o momento da vida é outro, com diferentes prioridades. Logo, pode haver perda de interesse. Mas no seu caso, aprender inglês passa a ter um significado, aumentando o comprometimento.
Também é uma vantagem conseguir fazer associações do que é aprendido com as suas experiências, tornando o processo ainda mais fácil. Tudo isso cria motivação, aquele sentimento que vem de dentro e empolga. A partir disso, praticar inglês se torna leve, prazeroso e muito divertido. Ao invés de enxergar a aprendizagem como tal, vê-se como uma atividade relaxante. É a partir desse momento que, naturalmente, você passa a buscar fontes de informação que vão além das vistas no curso. Surgem, portanto, descobertas que te levam a imergir no idioma.
Outro ponto importante é a alta capacidade de concentração do adulto. Você tem a noção de que está ali para aprender, bem como lembra dos propósitos que tem e ainda imagina o que conquistará a partir daquele conhecimento adquirido. Animou? Aqui vai uma dica importante: é fundamental criar o hábito de estudar e praticar inglês. Não precisa exagerar, basta incluir aos poucos esses processos em sua rotina.
Você sabia que criar um hábito leva, no mínimo, três meses? Saiba, então, que aquele monte de promessas que se iniciam com o ano novo geralmente são abandonadas pelo caminho por causa do excesso. Se um hábito leva até oito meses para ser adquirido, imagine a pressão que é estabelecer um conjunto deles. Sendo assim, quando for iniciar os estudos de inglês, concentre-se nele antes de assumir novas responsabilidades.
Uma dica bem legal para criar esse hábito é incluir o inglês nas atividades do dia a dia. Aproveite para ouvir música, ver séries, assistir a filmes e consumir conteúdos em inglês. Comece separando alguns minutinhos para treinar.
No lugar do filme dublado, que tal ativar as legendas para ouvir a pronúncia das palavras? A legenda é de fundamental importância para você entender o que está sendo dito e acontecendo em cena. Quando se faz isso, sua mente se abre para o enriquecimento do vocabulário.
Separe ainda uma agenda para organizar os seus estudos de inglês. Escolha dias para consumir certos conteúdos, praticar o idioma e ler. Desse modo, consegue se concentrar somente nessa tarefa, evitando distrações e reforçando a aprendizagem.
Com as dicas acima, você verá resultados encorajadores para continuar aprendendo. No entanto, há um ponto sobre o qual precisamos conversar: o mito do sotaque perfeito.
Para muitos adultos, o sotaque tem a ver com o desempenho. Mas na verdade não tem. Nós te explicamos o porquê!
O sotaque tem a ver com a história de cada pessoa. Ela fala de um jeito específico porque passou a vida toda ou boa parte dela submersa dentro de uma cultura.
A partir do instante que o seu foco passa a ser o sotaque, sua concentração deixa de ser direcionada para aprender inglês de fato e passa a ser o de tentar reproduzir o que ouve. Notou como o objetivo muda?
Falar inglês com sotaque brasileiro não é problema algum. Já viu algum norte-americano que fala português de maneira perfeita, sem nenhuma pista de que é estrangeiro? Provavelmente não.
Da mesma forma que o Brasil tem muitos sotaques, o mesmo se repete nos Estados Unidos e outros países. Por isso, o importante é aprender e praticar inglês da maneira correta, ou seja, de acordo com as regras do idioma.
Pense, portanto, que os seus esforços devem ser direcionados para o desenvolvimento da habilidade de ouvir, entender e falar em inglês. O avanço vem com o tempo e, naturalmente, o seu sotaque será mais próximo ao do nativo.
Isso se deve ao ganho de níveis mais altos de conhecimento do idioma. Por essa razão, você primeiro aprende para depois se aprimorar. Lembre-se: um passo de cada vez, tá?
Para finalizar, é fundamental que você escolha uma escola com metodologia diferenciada e prática no ensino de inglês. São essas as características que te direcionarão para uma aprendizagem efetiva, pois atendem suas necessidades.
Viu como é possível aprender inglês depois de adulto? Aproveite para baixar o nosso e-book Por que o inglês é tão importante no mercado de trabalho? para conhecer as vantagens profissionais de aprender este idioma.
17 de janeiro de 2025
Quais são os modal verbs mais usados em inglês?
03 de janeiro de 2025
16 de dezembro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários