- Contraste
- Texto
Idiomas
4 minutos de leitura
Por Redação Wizard
13 de setembro de 2021
Quais são os níveis de inglês?
Você sabia que existem 6 níveis de inglês reconhecidos internacionalmente? Pois é! Esse padrão mundial permite estipular um nível de domínio no idioma de cada pessoa.
Por essa razão, ele pode servir de parâmetro em diferentes ocasiões, como em entrevistas de trabalho lá fora, nivelamento para inscrição em cursos e até mesmo para obter direitos de determinadas cidadanias.
E para conhecer um pouco melhor quais são estes diferentes níveis de inglês e, claro, saber certinho em qual você se encontra, a gente preparou um post bem detalhado sobre o tema e um teste prático para você fazer.
Mas para isso tem que ler tudo até o final, combinado? Então, vamos lá!
Esses seis níveis de inglês que vamos explicar a seguir seguem um parâmetro internacional, que é estipulado pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).
E como bem destacamos, eles podem ser aplicados em diferentes ocasiões, independentemente de qual seja a sua origem ou em que país você se encontra.
Se alguma empresa, instituição de ensino ou órgão administrativo por ventura solicitar um teste de inglês para medir o seu nivelamento, certamente estará se baseando nesse mesmo padrão. Sendo assim, sem mais delongas, bora conhecer um pouco de cada um desses níveis de inglês.
Entre os seis níveis de inglês, o A1 é considerado o mais básico de todos. Ele engloba pessoas com um domínio ainda pequeno do idioma e com um vocabulário menos amplo. Em geral, em um teste de nivelamento para um curso de inglês, por exemplo, essa pessoa muito provavelmente seria direcionada às aulas para iniciantes e com foco no aprendizado mais básico.
O nível A1 de inglês considera um domínio de palavras mais simples, mas com incapacidade de formular frases completas, leituras de textos e de conversação.
Já o nível A2 de inglês é um pouco superior ao anterior e considera um domínio mais amplo do vocabulário, formulação de frases mais simples e até a capacidade de compreender e de iniciar um diálogo mais básico.
Um teste de nivelamento de inglês é a ferramenta ideal para realizar essa comparação. No caso da inscrição em um curso, quem se adequa a este patamar muito provavelmente será encaixado também em aulas mais iniciantes, porém com uma evolução mais rápida.
Assim como no anterior, o nível B de inglês também é subdividido em duas categorias, sendo a primeira considerada mais básica e a segunda um pouco mais ampla em relação ao conhecimento e domínio do idioma.
Podemos considerar assim que, entre os níveis de inglês, o B é o que chamamos de “intermediário”.
Logo, quem se enquadra neste patamar já detém certo conhecimento suficiente para interpretações mais complexas, como leitura (reading), compreensão de falas (listening) e, inclusive, capacidade de escrever e realizar um diálogo na língua.
Seguindo o padrão que vimos no nível A1 e A2, o B2 também pode ser considerado como um upgrade do seu antecessor, o que coloca a pessoa em um patamar de conhecimento intermediário, porém, a caminho de um nível mais avançado e fluente.
Nesse caso, pode-se levar em consideração pequenos fatores diferenciais, tais como: vocabulário mais amplo, melhor fluência, pronúncia, interpretação de textos, listening e reading, conversação, etc.
Chegamos enfim ao que podemos chamar de “nível avançado” em inglês, de acordo com o que é definido no padrão internacional.
Quem se enquadra em um nível C1 não necessariamente precisa ser considerado fluente no idioma, mas certamente possui um domínio amplo, o que lhe capacita para conseguir ler, ouvir e compreender frases e expressões na língua sem ajuda ou necessidade de tradução.
Em casos de um teste de nivelamento para um curso de inglês, por exemplo, os alunos C1 já podem ser direcionados a aulas mais avançadas e em grupos com maior domínio do idioma. Além disso, quando se trata de viagens, empregos e até mesmo direitos a cidadania internacional, o C1 já coloca a pessoa em uma posição muito mais favorável.
O sexto e último nível de inglês do padrão internacional é o C2, atribuído àqueles que já são mais fluentes no idioma e que, por conta própria, são capazes de realizar todo tipo de interpretação na língua, seja na leitura, seja na conversação.
No entanto, apesar do nível ser considerado avançado em relação ao domínio do idioma, há cursos e atividades de complementação de vocabulário indicados para esse patamar.
Afinal, em qualquer língua, nunca haverá um nível 100% de fluência e sempre existirão novos aprendizados e complementos que podem ser trabalhados.
Agora que descrevemos os diferentes níveis de inglês, pode ser que você se pergunte: tá, mas qual a real importância disso na prática? Vamos lá!
Como bem destacamos, os níveis de inglês não servem simplesmente para definir o conhecimento e domínio que cada pessoa tem do idioma. Eles também podem agregar inúmeros outros benefícios e até direitos lá fora.
Só para entender melhor, esse padrão segue determinados parâmetros reconhecidos internacionalmente e pode ser aplicado nas mais variadas ocasiões, sejam elas educacionais e profissionais, sejam para fins de moradia e até direitos em outros países.
Dessa forma, fazer um teste de nivelamento em inglês não se resume unicamente em conhecer o nível de domínio no idioma que você possui. Isso também pode lhe abrir uma série de oportunidades diretas para o seu futuro e contribuir para que você defina como e por onde começar a evoluir e aprimorar ainda mais o seu conhecimento.
Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre os seis níveis de inglês de acordo com o padrão internacional, suas diferenças e, principalmente, como e para que eles podem ser aplicados em diferentes ocasiões.
E como prometemos lá no início, para saber exatamente em qual nível de inglês você se encontra, nós também trouxemos um teste prático, rápido e 100% online da Wizard by Pearson. Faça agora mesmo e descubra o resultado!
18 de outubro de 2024
Qual a diferença entre espanhol e castelhano?
14 de outubro de 2024
11 de outubro de 2024
Copyright 2019 © Wizard by Pearson Todos os direitos reservados
O que achou da postagem?
0 Comentários
0 Comentários